A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À SAÚDE DA MULHER:
A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO

Palavras-chave

Saúde da Mulher. Enfermeiro. Cuidado. Teoria.

Como Citar

Gomes Leitão Rodrigues, L., Kelly de Lucena Silva, L. ., Clara Ribeiro Costa, M. ., Carvalho Damascena, V. ., Rúbia Pereira Medeiros, R. ., & de Souza Santos Albuquerque, L. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À SAÚDE DA MULHER: : REFLEXÕES TEÓRICAS. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 1. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/251

Resumo

Introdução: A figura do enfermeiro, sempre denotou através dos anos, a imagem de profissional mais próximo do ser humano, sendo este o que acolhe de forma digna e humanitária, tomando como verdade, os sofrimentos nos mais diversos aspectos de vida dessa mulher e respeitando os seus direitos. Objetivos: Refletir teoricamente a respeito da importância do enfermeiro no cuidado à saúde da mulher. Metodologia: Estudo da modalidade reflexiva, ancorado em artigos, livros e bibliografias relacionadas a saúde da mulher. Resultados: A enfermagem é muito importante na atenção à saúde da população feminina, na equipe de Saúde da Família (eSF), pois disponibiliza atendimento com a promoção, prevenção e proteção em saúde. Considerações Finais: A enfermagem realmente preparada e atenta a esses aspectos e multifacetas de abordagem, pode fazer cada vez mais diferença na vida de cada mulher.

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes”. (2004). Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Brasil. Ministério da Saúde. “Protocolos da Atenção Básica: saúde das mulheres”. (2016). Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. “Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes” (2004).
Coelho, EAC., et al. “Integralidade do cuidado à saúde da mulher”. (2009). Esc Anna Nery Rev Enferm. jan-mar; 13 (1): 154-160.
Cofen. Conselho Federal de Enfermagem. Como o movimento de mulheres contribuiu para construção do sus. 13 de novembro de 2020.
Coren. São Paulo. “Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde Módulo 1: Saúde da Mulher”. (2019). São Paulo.
Mattos, JGR. et al. A enfermagem no âmbito da saúde da mulher: uma revisão integrativa. Revista Acta Científica, vol. 8, 2017.
Mendes, CRA. “Atenção à Saúde da Mulher na Atenção Básica: Potencialidades e Limites”. (2016). Ensaios Cienc., Cienc. Biol. Agrar. Saúde. v.20, n.2, p. 65-72.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. “Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa”. (2008). Brasília/DF: Editora do Ministério da Saúde.
Unasus/UFMA. “Saúde da mulher/Paula Trindade Garcia (Org.)”. (2013). - São Luís.
Zocche, DAA de et al. “Percepções de enfermeiros acerca da integralidade da atenção à saúde feminina”. (2017). Rev. enferm. UFPE on line, p. 4758-4766.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...